O Estado de S. Paulo: Pressão alta

O Conselho Federal de Medicina e a OAB se organizam para entrar, logo na primeira semana de agosto, com uma Adin (ação de inconstitucionalidade) no STF. Contra a MP que cria o Programa Mais Médicos. Ontem, se reuniram com representantes da Associação Médica Brasileira e da Federação Nacional dos Médicos para lapidar o texto – que, entre outros pontos, questionará a urgência da medida.

Pressão 2
Paralelamente, o PSD pedirá no Congresso a derrubada da MP e apresentará ao governo três propostas alternativas: a criação da carreira de Estado (federal) para médicos; a destinação de 10% da receita corrente bruta da União para o financiamento da saúde; e residência médica para todos os alunos de medicina. A iniciativa, do deputado Eleuses Paiva, tem o apoio do CFM, da AMB e da Faculdade de Medicina da USP,

Pressão 3
E há mais um movimento: assim que acabar o recesso parlamentar, a AMB levará a Brasília 2 milhões de assinaturas em apoio ao projeto de iniciativa popular que assim como o PSD – propõe investimento mínimo de 10% da receita corrente bruta da União .

Pressão 4
Aloizio Mercadante, por telefone, pediu para deixar claro: os alunos da USP, Unifesp e Unicamp – as principais escolas de Medina do País – não entram no Revalida porque não querem, “Não se trata de boicote ao Ministério da Educação”.

Pressão 5
Procuradas, apenas a Unicamp confirma ter sido convidada. E, embora não critique o Revalida, não aceitou participar. USP e Unifesp, por sua vez, disseram não concordar com a prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *