O Estado de S. Paulo | Política: Deputado anuncia criação de CPIs da UNE e do DPVAT

Cunha cria, a pedido de Feliciano, a comissão da entidade estudantil; mulher de prefeito preso queria investigar seguro

Igor Gadelha / Brasília

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou ontem a criação de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Casa. Uma delas será para investigar indícios de uso irregular de dinheiro público por parte da União Nacional dos Estudantes (UNE). A segunda comissão tem como objetivo apurar denúncias e supostas irregularidades na concessão do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

O pedido de instalação da CPI da UNE foi apresentado pelo deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP). A entidade tem tradição em eleger dirigentes ligados ao PC do B e criticou oparlamentar quando ele presidiu a Comissão de Direitos Humanos na Câmara.

No requerimento, Feliciano pede a investigação com base em seis fatos. Em um deles, o deputado questiona como a UNE aplicou R$ 44,5 milhões recebidos a título de indenização da União pelos danos sofridos na ditadura militar. Além disso, o deputado quer investigar convênios do governo federal com a entidade entre os anos de 2006 e 2016.

Já a CPI do DPVAT foi solicitada pela deputada Raquel Muniz (PSD-MG). A parlamentar ganhou notoriedade na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara, no mês passado, quando citou o prefeito da cidade de Montes Claros (MG), Ruy Muniz, seu marido, como exempio de honestidade. Um dia depois, no entanto, ele acabou preso pela Polícia Federal, sob suspeita de prejudicar o funcionamento de hospitais públicos na cidade para favorecer uma unidade privada gerida por sua família.

Espaça. As duas comissões puderam ser instaladas na Câmara pois as CPIs dos Fundos de Pensão e dos Crimes Cibernéticos encerraram suas atividades . Segundo o regimento interno da Casa, só cinco CPIs podem funcionar ao mesmo tempo. Hoje, já estão instaladas e trabalhando as CPIs para investigar irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), na Funai e no Incra e a “Máfia do Futebol”. As CPIs devem ser instaladas nos próximos dias.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *