Deputado Victor Mendes (MA), Presidente da Frente Parlamentar de Resíduos Sólidos, reuniu todos que fazem parte dessa rede para discutir como tornar efetiva a Lei dos Resíduos Sólidos (nº 12.305/10). Em entrevista, o parlamentar explicou que desde que a Lei foi sancionada, prefeitos pressionam os parlamentares para adiar o prazo para adequação às regras. “Ficou estipulado que àquele que não se enquadrar poderia ser processado por improbidade administrativa. Se não resolvermos essa questão, teremos que adiar eternamente a exigência da aplicação da Lei”, explicou.
Ele disse ainda que o Brasil tem uma das melhores legislações do mundo, mas o desafio é torná-la executável. “Temos um mercado enorme esperando por isso”, acrescentou. Participaram das discussões o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, associações representativas do empresariado, organizações dos catadores de lixo, de coleta seletiva, representantes do Ministério Público e da Confederação Nacional dos Municípios.
O Deputado Victor Mendes e o Ministro contam em entrevista o que foi definido na reunião:
Fonte: Assessoria do PSD na Câmara
Saiba mais
Victor Mendes fala sobre recursos hidrícos
Victor Mendes defende revisão do licenciamento ambiental
Boa noite,
Em meu estado de Sergipe temos a regionalização onde ficou dividido em 4 consórcios para fazer o gerenciamento de resíduos sólidos de forma compartilhada. Porém temos dificuldades em conseguir recursos para atender o que diz a PNRS 12.305/2010, no que diz respeito a pelo menos a iniciação com a coleta seletiva e inclusão de catadores de recicláveis .
Como o PSD nos orienta para conseguirmos recursos para os municípios desenvolver ações de coleta seletiva e educação ambiental.
Além disso temo a preocupação e parceria com o Ministério Público na cobrança e efetivação das ações.
att.
Evaldino Calazans
Superintendente