Mitidieri: desporto escolar revela atletas e grandes cidadãos

Deputado Fábio Mitidieri (SE) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Fábio Mitidieri (SE) – Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Esporte (CESPO) debateu, nessa quarta-feira (23), o Projeto de Lei 947/15, do deputado Fábio Mitidieri (SE), que institui 25 de maio como Dia Nacional do Desporto Escolar. De acordo com o parlamentar, a data é uma homenagem à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), fundada nesse mesmo dia.

“Esse reconhecimento vai chamar a atenção da sociedade em relação aos benefícios que o desporto escolar traz. A própria Organização Mundial da Saúde [OMS] disse que, a cada dólar investido no esporte, economiza-se três na saúde. Isso demonstra que o esporte, é sim, um grande fomentador de benefícios em outras áreas. O esporte nas escolas pode revelar atletas mas, principalmente, grandes cidadãos. Por isso, os investimentos devem ser otimizados para trazer resultados efetivos.”

O presidente da CBDE, Antônio Hora, alertou para a necessidade de mais investimentos na área. “Além dos benefícios à saúde, o esporte educacional é inclusivo por natureza. Muitos talentos, em especial nas escolas públicas, estão sendo desperdiçados por não haver um investimento eficaz no desporto escolar.”

A diretora de Esporte, Lazer e Inclusão Social, do Ministério do Esporte, Andréa Ewerton, avaliou que o grande gargalo do setor está nos processos licitatórios. “Vivemos uma dificuldade na gestão, precisamos de políticas públicas mais claras e adequadas para celebrar os convênios. Boa parte do orçamento do Ministério do Esporte está ligado à infraestrutura, mas para a execução efetiva dos programas, os convênios são necessários. A integração com o Ministério da Educação também se faz necessária para o avanço do tema.”

Na esfera regional, Mitidieri e a diretora concordam que uma legislação própria para o desporto escolar pode acabar com o “empurra-empurra” entre as secretarias estaduais (educação e esporte) sobre quem tem a responsabilidade de investir no setor.

Mitidieri ressaltou também a importância do ensino integrado. “Manter o aluno na escola, com a grade curricular pela manhã e à tarde com atividades esportivas e artísticas é afastá-lo, por exemplo, do mundo das drogas.”

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *