Ministério das Comunicações lança piloto da tecnologia 5G no Brasil

Nesta quarta-feira (5) o ministro das Comunicações, Fábio Faria, lançou o piloto da tecnologia 5G no Brasil. O lançamento ocorreu durante as celebrações em alusão a Semana da Comunicação, que será realizada de hoje, 5 de maio, até a próxima sexta-feira (7). Participaram do evento autoridades do poder executivo, o presidente Bolsonaro e o líder do PSD na Câmara, deputado Antonio Brito (BA).

Presidente Bolsonaro e ministro Fábio Faria, do PSD, no Salão Negro do Congresso Nacional. Foto: assessoria do Ministério das Comunicações

Digital Day
“Hoje é o que estamos chamando de Digital Day e o foco do lançamento dessa tecnologia é mostrar as potencialidades do 5G como velocidade alta de transmissão de dados e realidade virtual”, explicou o ministro.

Está marcada para hoje o início de uma exposição no Salão Negro do Congresso Nacional com estandes de empresas expondo a aplicação da tecnologia, com exemplos práticos de aplicações que se beneficiam da baixa latência (o tempo de resposta entre o envio e o recebimento de dados) e da capacidade de transmissão de grandes volumes de informação. Telemedicina, realidade aumentada, realidade virtual, automação mecânica, inteligência artificial e aprendizado de máquina estão entre as inovações.

Leilão
O Tribunal de Contas da União (TCU) é o órgão responsável pelo leilão das radiofrequências que serão utilizadas pela nova geração de internet no Brasil e é um passo importante que está sendo tomado em paralelo a uma série de medidas e adaptações que já vêm sendo articuladas tanto pelo Ministério das Comunicações quanto por operadoras que viabilizarão a novidade. “Agradeço ao ministro das Comunicações que tem sido incansável nesse trabalho”, declarou Bolsonaro.

A previsão é de que a tecnologia 5G esteja disponível no Brasil até julho de 2022. “A internet 5G é uma revolução tecnológica abrangente. A implementação dela no Brasil promete trazer diversas inovações que vão resultar em maior produtividade, avanços na economia e na qualidade de serviços”, disse Fábio Faria.

Com informações da Agência Brasil

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *