Marcelo Ramos: Frente Parlamentar de Cidades Inteligentes é lançada no Smart City Expo

Deputado Marcelo Ramos (AM). Foto: Cláudio Araújo

Presidida pelo deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), a Frente Parlamentar do Congresso Nacional para o Desenvolvimento de Cidades Inteligentes foi lançada, nesta quinta-feira (24), durante o maior evento brasileiro de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba 2022.

O congresso internacional, realizado em 24 e 25 de março, contou com 95 palestrantes e 50 empresas que expuseram soluções inteligentes para os principais problemas urbanos dos municípios brasileiros.

A frente parlamentar terá como vice-presidentes o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e o deputado Evair de Melo (PP-ES). O secretário-executivo será Thomas Law, presidente do Instituto Brasil-China e do Ibrawork.

Avanços sociais
A finalidade é agregar deputados, senadores e instituições públicas e privadas na missão de promover avanços sociais e de cidadania a partir de soluções tecnológicas e inovadoras, a transformação digital, a sustentabilidade e direitos humanos.

“Precisamos de municípios mais eficientes e cidade inteligente tem tudo a ver com município que presta melhor serviço à população a menores custos. Isso não significa somente embarcar tecnologia, medidas criativas, inovadoras, como também aproximar serviços dos cidadãos, evitando grandes deslocamentos nas cidades. Estamos aprofundando os debates sobre o tema na Câmara e no Senado, e firmo, hoje, o compromisso de fortalecer, através da frente parlamentar, os municípios brasileiros por meio de um Marco Regulatório das Cidades Inteligentes”, disse Ramos, em participação remota no evento.

Principais temas
O Smart City Expo apresenta o que há de mais inovador em Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro, e Cidades Sustentáveis.

As cinco temáticas dialogaram com o tema “O Futuro Urbano Liderado pela Sociedade”, com 95 palestrantes de países como Estados Unidos, Canadá, México, Itália, Portugal, Colômbia e Uruguai.

O evento contou com a presença de Gil Peñalosa, urbanista de referência internacional, que fez o painel de abertura. Fundador e presidente da organização canadense sem fins lucrativos 8 80 Cities, Peñalosa tem atuação em 345 cidades pelo mundo.

Um dos maiores nomes da inovação no Vale do Silício, na Califórnia, o empreendedor indo-canadense Salim Ismail também foi um dos keynotes principais do evento, participando de um dos painéis remotamente, direto dos Estados Unidos.

Assessoria de Comunicação do deputado Marcelo Ramos

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *