Marcelo Ramos: entidades da sociedade civil atendem chamado de combate à fome

Diferentes entidades da sociedade civil – como as Associações das Indústrias de Alimentos e de Refrigerantes, bancos, como Itaú e Santander, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), movimentos sociais ligados ao combate à fome, como a Ação Cidadania contra a Fome, criada pelo sociólogo Betinho, e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) – atenderam ao chamado do deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) e firmaram compromisso de unir forças para uma grande ação solidária contra a fome.

Deputado Marcelo Ramos (AM) coordena reunião da Frente Parlamentar de Combate à Fome. Foto: Cláudio Araújo

As primeiras ações serão de captação de doações de alimentos e a distribuição a movimentos sociais com experiência em fazê-los chegar aos mais necessitados. As companhias áreas Azul e Gol, que enviaram representantes à reunião, apoiarão a ação com a logística para os estados. Para operacionalizar as ações, foi criado um comitê executivo composto por representantes das entidades e do Parlamento.

Frente parlamentar
Marcelo Ramos integra a Frente Parlamentar de Combate à Fome e é vice-presidente da Câmara dos Deputados.

“Estamos colocando o combate à fome no centro dos nossos mandatos. Estamos saindo de uma pandemia sanitária para a pandemia da fome. Nossa atuação será na forma legislativa, colocando na pauta ações práticas de médio e logo prazos para combater essa chaga, mas também atenderemos os não podem esperar: os mais de 20 milhões de brasileiros que passam fome no País”, disse Marcelo Ramos, ao lembrar que, no Amazonas, mais de 2 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar de moderada a grave.

Determinados a colocar a agenda do combate à fome em ação, Ramos e os coordenadores da Frente Parlamentar de Combate à Fome, deputado Célio Moura (PT-TO), e da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutrição, deputado Padre João (PT-MG), contaram com expertise dos participantes, entre eles o “pai” do Programa Fome Zero, ex-ministro Patrus Ananias, nesta primeira reunião com as entidades.

Restaurantes populares
Além de pressão na Câmara e no Senado para pautar e votar medidas estruturantes, como as de fomento à agricultura familiar, à geração de emprego e renda e ao fortalecimento de políticas públicas para redução da pobreza, Marcelo Ramos também ressaltou a necessidade de ações emergenciais.

“Meu gabinete já distribuiu mais de 5 mil cestas básicas para famílias no Amazonas e destinei emendas para a construção de 12 restaurantes comunitários com refeições a um real. Chamamos, ainda, parceiros que já ajudaram com doações o Amazonas na época da crise do oxigênio, porque essa é uma causa que deve envolver a todos”, declarou Ramos.

A maioria dos presentes, em suas falas, ressaltou que o Brasil já mostrou que sabe combater a fome quando o País saiu do chamado Mapa da Fome. Lembraram a famosa frase de Betinho, já falecido, símbolo luta do combate à fome e que criou exitosos programas sociais, lembrando que “quem tem fome, tem pressa”.

Assessoria de Comunicação do deputado Marcelo Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *