Marcelo Ramos é eleito o melhor deputado federal do Brasil pelo Prêmio Congresso em Foco

Deputado Marcelo Ramos (AM). Foto: Cláudio Araújo

O parlamentar amazonense Marcelo Ramos (PSD-AM) foi eleito, na noite desta quinta-feira (25), o melhor deputado federal do Brasil do ano de 2022. Único do Amazonas entre os ganhadores do Prêmio Congresso em Foco, Ramos ofereceu a honraria ao povo do Amazonas. “Sou muito grato a Deus e ao povo do Amazonas, que me deu a oportunidade de exercer esse mandato em seu nome. Mas, o mais importante é usar esse reconhecimento para seguir na defesa dos interesses dos amazonenses e dos brasileiros”, salientou Ramos, também o mais votado em 2021.

Deputado Fábio Trad (MS). Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Já é o quinto ano consecutivo que o deputado Fábio Trad (MS) figura na lista dos melhores do ano.

Deputado Marco Bertaiolli (SP). Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Marco Bertaiolli (SP), além de estar entre os melhores da Câmara também na avaliação do júri, teve destaque na lista de deputados que trabalham em defesa do transporte.

A seleção
Os premiados foram selecionados por três grupos: o público, na votação da internet; 25 jornalistas que acompanham o Congresso, e um júri especializado, com representantes dos meios empresarial, trabalhista, acadêmico e do terceiro setor. A disputa na internet recebeu este ano mais de 2,5 milhões de votos. A votação foi monitorada por especialistas em segurança digital, auditada internamente pelo Congresso em Foco e fiscalizada pela Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF).

História do Prêmio
O Prêmio Congresso em Foco foi criado, em 2006, para fortalecer a democracia, incentivar o eleitor a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, em seu entendimento, melhor o representam.

Puderam concorrer parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não eram alvos de denúncia criminal e que não respondiam a ações penais ou de improbidade administrativa.

Para chegar à lista final, o Congresso em Foco levantou a situação de cada deputado e senador nas páginas dos tribunais para fazer a pesquisa. Também ficaram de fora representantes que, por atos e declarações, fizerem a apologia da tortura, da violência e de outras práticas em flagrante confronto com o exercício dos direitos humanos fundamentais. As listas prévias de aptos ficaram sob consulta pública no site.

Fonte: Com informações do site Congresso em Foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *