Canziani quer aceitação obrigatória da carteira de identificação da pessoa com autismo

Deputada Luísa Canziani (PR). Foto: Agência Câmara

Para evitar constrangimentos na identificação das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que geralmente possuem dificuldades de comunicação, a deputada Luísa Canziani (PSD-PR) apresentou o Projeto de Lei 255/22, que torna obrigatória a aceitação da a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) em instituições públicas e privadas em todo território nacional.

O documento vai substituir laudos médicos comprobatórios e sanar a burocracia de identificação em filas de atendimento em órgãos públicos.

Lei Romeo Mion
Em 2020, entrou em vigor a Lei Romeo Mion (13.977/20), que criou a Ciptea. Porém, a legislação vigente não torna obrigatória a aceitação desse documento de identificação. Daí, segundo Luísa Canziani, vem a necessidade da aprovação do projeto de lei.

“Isso permitirá a correta identificação e eliminará a necessidade de apresentação de qualquer outro documento para a comprovação do diagnóstico desse transtorno, possibilitando maior agilidade para usufruir de direitos garantidos em lei, como a prioridade no atendimento de saúde, educação e demais políticas públicas”, pontua a parlamentar.

Documento
A carteirinha contém informações de identificação da pessoa com TEA, contato de emergência e informações de seu representante legal ou cuidador (caso exista).

“Com a aprovação dessa proposição, não será mais necessário tirar os profissionais de saúde do atendimento aos enfermos para fazer o preenchimento e assinatura de numerosos formulários de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista”, explica a deputada.

Tramitação
O projeto está sendo analisado juntamente com outros que tratam de tema semelhante. As proposições aguardam parecer do relator na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *