Livro destaca novos desafios para as Cidades Inteligentes, afirma Francisco Jr

Publicação que teve os estudos coordenados e relatados pelo deputado federal Francisco Júnior (GO), o livro “Cidades Inteligentes: Uma abordagem humana e sustentável” foi lançado pela Câmara dos Deputados, em evento virtual. Reunindo o trabalho de cerca de dois anos realizado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes), o livro trata das principais questões que envolvem a incorporação da inovação e do uso das tecnologias para ampliar a qualidade de vida e a cidadania nos municípios.

Segundo o deputado, o principal objetivo da publicação é estabelecer as bases para se discutir a criação da Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI), com as diretrizes e as medidas de incentivo para a implantação de planos nos municípios de todo o país. “Nas discussões percebemos que o desafio de tornar as nossas cidades mais inteligentes não é apenas de infraestrutura, de massificação do acesso às tecnologias digitais. Com a pandemia ficou ainda mais evidente que temos que criar uma política nacional e, principalmente, investir nas pessoas e no social. No conhecimento para a capacitação e na qualificação”, diz Francisco Júnior.

O deputado lembra que o trabalho do Cedes foi dividido em três etapas, que incluíram a participação da sociedade organizada e de especialistas, com a definição de cinco eixos de atuação. “O conceito que estamos estabelecendo para essa política nacional envolve a governança, o uso racional das tecnologias, a sustentabilidade das iniciativas, a educação para a inovação e a economia criativa. As reflexões que fizemos prepararam as bases para o projeto de lei do PNCI, a recomendação de agilidade em outras matérias e a indicação ao governo federal para aprimorar o Programa Brasileiro para Cidades Inteligentes Sustentáveis”, destaca Francisco Júnior.

Assessoria de comunicação do deputado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *