Liliam Sá presta homenagem aos 147 anos da Batalha do Riachuelo

 

 

Deputada Liliam Sá - PSD/RJ (Foto: Heleno Rezende)

Na sessão solene pelos 147 anos da Batalha Naval do Riachuelo realizada nesta terça-feira (12) na Câmara, a deputada Liliam Sá (PSD-RJ) destacou a liderança exercida pelo Almirante Tamandaré entre os vários personagens centrais do acontecimento histórico.

“Coube ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Visconde de Tamandaré, depois Marquês de Tamandaré, o comando das Forças Navais do Brasil em Operações de Guerra contra o Governo do Paraguai”, relembrou a parlamentar.

Ainda segundo a deputada do PSD, “causa-nos orgulho quando vencemos uma batalha, quer seja ela no campo militar, no pessoal, no profissional e até no político.”

Ela recordou ainda que a Marinha do Brasil representava praticamente a totalidade do Poder Naval presente no teatro de operações. O Comando-Geral dos Exércitos Aliados era exercido pelo Presidente da República da Argentina, General Bartolomeu Mitre. As Forças Navais do Brasil não estavam subordinadas a ele, de acordo com o Tratado da Tríplice Aliança.

O nome completo de Marques de Tamandaré era Joaquim Marques Lisboa era gaúcho de Rio Grande. A vida do mar lhe sorria com todos os seus encantos e desencantos. Aos 13 anos, por exemplo, ele serviu praça de voluntário na Marinha, servindo na fragata Niterói. Desde muito cedo, Joaquim Marques Lisboa revelou suas aptidões para a vida do mar, que fora sempre o seu sonho dourado.

No dia 7 de março de 1827, na guerra com os argentinos, caiu prisioneiro na Patagônia, conseguindo, todavia, escapar. Dessa época em diante, pôs-se em destaque o vulto homérico do ousado marinheiro, que durante mais de meio século encheu a história de sua pátria de feitos de valor e de coragem.

“Almirante Tamandaré foi reformado em 1890, tendo prestado ao país, durante sua longa existência, serviços de tal natureza, que jamais poderão ser esquecidos. O velho lobo do mar faleceu no dia 21 de março de 1897”, citou Liliam Sá.

E disse mais: “No âmbito na Marinha ainda hoje se lamenta o fato de que ao nobre, heroico e valoroso Almirante não lhe tenha sido conferida a elevação de Duque, dignidade que lhe era mais que devida, e merecida, para culminar a sua notável carreira na Marinha Imperial do Brasil”.

Por fim, Liliam Sá enalteceu a figura militar de Almirante Tamandaré, o seu desempenho à frente das tropas marinhas e o que ele ainda representa para a Marinha brasileira.

Liliam Sá foi, ao lado do líder do PSD, Guilherme Campos (SP), uma das agraciadas pela Ordem do Mérito Naval, em “Cerimônia de Imposição de Comendas” no clube da Marinha.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *