Lançada Frente em Defesa dos Municípios Produtores de Água

Deputado Herculano Passos (SP) - Foto: Assessoria

Deputado Herculano Passos (SP) – Foto: Assessoria

O deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) prestigiou na quarta-feira (30), o lançamento da Frente Parlamentar Mista dos Municípios Produtores de Água, presidida pelo deputado Marcio Alvino (PR-SP).

Formada por 211 deputados e 14 senadores, a Frente tem como objetivos elaborar medidas de compensação aos municípios pela produção da água; criar incentivos para a proteção do recurso natural; e apoiar a elaboração de projetos de captação de verbas para ampliar a vocação ambiental.

Em discurso, Passos, lembrou a dificuldade que algumas regiões do país passaram recentemente com a falta de água. “São Paulo foi extremamente afetado e os municípios que não são produtores de água, sofreram ainda mais, como foi o caso de Itu, onde moro. Nós até poderíamos captar água do Rio Tietê, que nasce em Salesópolis, mas não é possível, porque ele está todo poluído”, lamentou o parlamentar. Herculano defendeu também que os municípios produtores de água recebam benefícios para defesa e manutenção de suas nascentes.

Conforme o presidente da Frente, o objetivo auxiliar os municípios a enfrentar as dificuldades criadas em razão das áreas de proteção de mananciais. “Apesar da preocupação para a economia da água fornecida ao consumidor e para o nível dos reservatórios, não há nenhum incentivo ou compensação financeira para os municípios que a fornece”, salientou Alvino.

Outros municípios de São Paulo que estão nessa situação são Biritiba Mirim, que tem 89% de suas terras atingidas pelas restrições ambientais; seguida de Santa Isabel, com 92%; Arujá com 51%; Mogi das Cruzes, com 49% e Ferraz de Vasconcelos com 40%. Todas essas cidades não são adequadamente recompensadas pelas restrições que enfrentam em pela água que fornecem à Região da Grande São Paulo.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *