Kassab recebe prêmio e defende transparência na gestão pública

O presidente nacional do PSD e prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, recebeu na manhã desta terça-feira (13) o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública da Câmara dos Deputados, intitulado Prêmio “Moacir Michelleto”, na categoria governamental. A homenagem foi realizada pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara e premiou a iniciativa de Kassab para tornar acessível a todo cidadão os dados da Prefeitura paulistana.

Oradora de honra na cerimônia de premiação, a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, destacou a importância das medidas adotadas e elogiou a iniciativa do prefeito de São Paulo. “Com a escolha de Kassab, temos a escolha de alguém que não pretende ser bem sucedido apenas pessoalmente, mas de uma pessoa sem medo de tentar realizar e inovar, certo dos bons resultados”, disse a ministra.

Já o líder do PSD na Câmara, deputado Guilherme Campos (SP), ressaltou a importância da transparência no partido. “Transparência vai ficar como marca de Gilberto Kassab e como marca do PSD. É algo que a sociedade quer e precisa ter, é o acesso à informação, de como é gerido o serviço público, como é utilizado o dinheiro dos impostos, é um direito de todos”, disse Campos.

Lançado em 2009, antes mesmo da Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor no ano passado, o Portal da Transparência foi uma iniciativa pioneira entre os municípios brasileiros e permite a todos os cidadãos verificar on line as movimentações financeiras do poder público municipal.

A iniciativa incluiu os gastos e salários dos servidores. “As resistências, como prevíamos, foram grandes. Enfrentamos 967 ações judiciais das mais diversas naturezas e origens”, disse o prefeito paulistano em seu discurso de agradecimento. “Tínhamos a convicção de que estávamos fazendo o que era certo. E o Supremo Tribunal Federal reconheceu o mérito da iniciativa. Hoje, felizmente, todo cidadão pode consultar pela internet a forma como está sendo empregado o dinheiro público”.

Para Kassab, “é possível um governo ser totalmente transparente. Esse é um processo contínuo, sempre é possível melhorar. Transparência é a obrigação de todo governante”.

Representando a bancada do PSD, o deputado Sérgio Brito (BA) afirmou que a homenagem foi extremamente merecida e que fortalece ainda mais a sigla. “Kassab é merecedor. Administrou com excelência e transparência a maior cidade do País e uma das principais cidades do mundo. O partido que já é forte, fica mais forte ainda com esse prêmio”, destacou.

Além dos deputados da bancada do PSD, estiveram presentes na homenagem o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), além do líder e do presidente do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN) e senador Valdir Raupp (RO).

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/premio_transparencia_gilberto_kassab_13_11_2012.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

 

Assista o vídeo:

[youtube_video id=”QnpLWhClRYo”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *