Júlio César questiona perda de investimento da Petrobras

Deputado Júlio César (PI) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Júlio César (PI) – Foto: Cláudio Araújo

A comissão especial que analisa o Projeto de Lei (PL 4.567/16) do Senado realizou audiência pública nesta terça-feira (12). A proposição altera a Lei (12.351/12) para garantir à Petrobras o direito de preferência para atuar como operadora e ter participação mínima de 30% nos consórcios de exploração de petróleo do Pré-Sal.

Durante a audiência, o deputado Júlio César (PI) questionou sobre a recuperação da estatal após a queda de valor de mercado da empresa. “Já valeu 10% do PIB e hoje vale menos de 3%. O aumento assustador de sua dívida com os fornecedores nacionais e internacionais já está quase três vezes mais que o valor do seu patrimônio livre.”

O ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, destacou que o endividamento da estatal começou com a perda de caixa decorrente da importação acelerada de diesel e gasolina a partir de 2011, com venda no mercado interno a preços menores do que o mercado internacional. Gabrieli também destacou que a Petrobras está vivendo um problema conjuntural, apesar de possuir tecnologia de ponta, grandes reservas de petróleo e “mercado interno cativo”.

Júlio César defendeu a retomada da credibilidade da estatal do petróleo, mas mostrou preocupação com os investimentos na exploração do Pré-Sal. “A previsão era que o Pré-Sal tivesse uma produção de 4.200 milhões de barris até 2020. Para essa exploração era preciso mais de U$ 600 bilhões, recursos cada dia mais difíceis. Nós esperamos que consiga reconquistar a capacidade de investimento e de exploração dessa grande potencialidade que a natureza nos deu, que é o Pré-Sal brasileiro”.

Após ser analisado pela comissão especial, o projeto será encaminhado para apreciação em plenário.

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *