Júlio César pede esclarecimentos sobre dados demográficos do IBGE

O deputado Júlio César (PI) solicitou, por meio do Requerimento 206/13, aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT), nesta quarta-feira (11), que a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, preste esclarecimentos quanto às estimativas anuais da população dos municípios brasileiros, elaboradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Segundo o deputado, os últimos dados apresentados pelo instituto estão gerando dúvidas por não serem condizentes com a estimativa média de crescimento da população. “Como os resultados divulgados pelo IBGE são importantes para definir as cotas dos fundos de participação de estados e municípios, que irão compor as finanças das cidades brasileiras, é necessário uma explicação lógica dos números divulgados”, afirmou.

“Em 2011 a projeção de crescimento populacional do país foi de 0,86%. Em 2012 foi de 0,81% e agora, em 2013, a taxa apresentada foi de 3,65%. Como ocorreu essa variação em apenas um ano? Esse número não condiz com a evolução histórica do Brasil”, apontou Júlio César.

Verônica Gomes

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *