Júlio César questiona Tombini sobre política monetária

Deputado Júlio César (PI) - Foto: Heleno Rezende

O deputado Júlio César (PI) questionou em audiência pública, nesta quarta-feira (18), pontos da apresentação do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, sobre as diretrizes e perspectivas das políticas monetária, cambial e de crédito nacional, além dos resultados dos balanços do primeiro semestre de 2013. “O presidente tentou explicar, mas não convenceu quanto às razões de problemas como a alta dos juros, do spread [diferença entre a oferta e a procura de uma ação, título ou transação monetária] e dos lucros do sistema financeiro como um todo”, afirmou.

Para Júlio César, acredita-se que o Bacen controla essas questões, mas elas só se agravam cada vez mais. “O lucro dos bancos aumenta e quem sofre é o povo brasileiro, principalmente os mais desprotegidos, que são os pobres e precisam do crédito consignado, do crédito para moradia e de outros tipos de ajuda para melhorar suas condições de vida”, acrescentou.

O deputado questionou também os valores do subsídio dado à agricultura. É muito pequeno perto da importância que esse setor tem na balança de pagamentos. Precisamos oferecer mais incentivos aos agricultores para que eles possam dar ainda mais respostas para a nossa economia”.

A audiência, realizada para cumprir obrigação prevista no artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar 101/00, foi promovida, conjuntamente, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara; e pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; além de comissões do Senado.

Verônica Gomes

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *