José Carlos Araújo é eleito presidente do Conselho de Ética

Deputado José Carlos Araújo (BA) - Foto: Gabriela Korossy/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar elegeu, nesta quinta-feira (12), o deputado José Carlos Araújo (BA) para presidir o colegiado por dois anos. Ele volta a ocupar, pela terceira vez, a cadeira que estava sob a responsabilidade do deputado Ricardo Izar (SP).

O parlamentar declarou que vai conduzir a análise dos processos de forma justa e equilibrada. Lembrou que em suas primeiras gestões o desafio era implementar medidas alternativas de punição além da cassação do mandato. Para esta legislatura, Araújo quer incluir no Código de Ética do colegiado a convocação das testemunhas arroladas. “Estamos prontos para os desafios deste ano. Sabemos que não será fácil, mas com paciência e cautela vamos levar esses trabalhos com precisão e justiça.”

Membro do colegiado há dez anos, o deputado Sérgio Brito (BA) parabenizou o presidente e disse que o órgão está cada vez mais preparado para apurar e esclarecer as representações. “As expectativas são as melhores. José Carlos Araújo tem serenidade, coerência e tranquilidade para conduzir as sessões, assim como fez o deputado Izar. Este ano não será fácil, mas sabemos da nossa obrigação e responsabilidade na apuração de cada caso.”

O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF) declarou que o resultado da eleição é mais uma prova da competência dos parlamentares da sigla. “Isso mostra que a Casa confia nos deputados do PSD, não por ser uma das maiores bancadas, mas pela qualidade de seus parlamentares. Tenho certeza que José Carlos Araújo vai exercer um excelente mandato, como fez o deputado Izar, pois tem equilíbrio, conhecimento e sabedoria parlamentar.”

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *