Joaquim Passarinho realiza sessão solene em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré

Como já é tradição na Câmara dos Deputados,  o deputado Joaquim Passarinho (PA) realiza nesta quarta-feira (6) uma sessão solene em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. A imagem peregrina da santa padroeira do Pará virá com a Guarda Oficial e seguirá em procissão do Plenário 11 até a solenidade que acontece no Plenário, a partir das 9h.

Realizado todo segundo domingo de outubro na cidade de Belém no estado do Pará, o Círio de Nazaré é considerado o maior evento de turismo religioso do Brasil e um dos mais relevantes do mundo. A celebração foi inscrita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Em 2013, a festividade também foi inscrita como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, juntando-se a outras 257 manifestações culturais.

Calendário oficial do Brasil
Projeto de lei (PL 1973/19) de autoria do deputado Joaquim Passarinho propõe incluir Círio de Nazaré no calendário turístico oficial do Brasil. A proposição já foi aprovada pela Comissão de Turismo da Câmara.

“Todos os anos a procissão sai da Catedral em Belém e segue um percurso de 3,6 quilômetros até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. Em toda caminhada, os fiéis fazem manifestações de fé e enfeitam ruas e casas em homenagem à Virgem. Além de um ato de fé, a procissão também tem grande importância econômica para a indústria turística paraense e brasileira”, explica Passarinho.

A primeira procissão registrada foi em 1793. Este ano o evento reuniu dois milhões de fiéis no Pará. A Berlinda que carrega a Santa é seguida por romeiros de várias regiões do País e do exterior.

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *