João Rodrigues presidirá frente em defesa da apicultura

Deputado João Rodrigues (SC) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado João Rodrigues (SC) – Foto: Cláudio Araújo

Idealizada pelo deputado João Rodrigues (SC), vice-líder do PSD, a Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura foi lançada, nesta quarta-feira (25). Rodrigues presidirá as ações do colegiado que tem por finalidade ouvir os trabalhadores do segmento e elaborar legislação para o crescimento e fortalecimento da atividade.

“O Brasil tem o melhor mel do mundo e essa frente será uma caixa de ressonância do apicultor. Vamos ouvi-los e adaptarmos em leis ou apoio suas reivindicações. A regulamentação da profissão é um dos pontos principais para trabalhar nesta Casa. Os apicultores conhecem as abelhas como ninguém e não são considerados como profissionais porque não possuem um certificado, uma formação acadêmica. Neste caso, o que conta é a prática e não o canudo.”

O presidente da Câmara Setorial do Mel, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Nésio Fernandes de Medeiros, declarou que o diálogo entre os poderes (Legislativo e Executivo) será importante para o avanço da causa.  “As decisões no Brasil passam pelo segmento político. Precisávamos dessa frente para avançar e estabelecer políticas mais adequadas ao setor. Somos um gigante adormecido e podemos, sim, ser o maior produtor de mel do mundo. Além de uma atividade econômica e ambiental correta, a apicultura é um elemento de inserção no meio rural.”

Para o presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, José Aragão Brito, o primeiro passo é normatizar a área. “Queremos que o segmento cresça. Produzimos 40 mil toneladas/ano e, com a dimensão territorial que temos, podemos produzir dez vezes mais. Temos néctar e pólen disponíveis em nossos campos. O que necessitamos é de políticas públicas para voltadas para a atividade. O primeiro passo é regulamentar a profissão.”

Já o apicultor Lauro Jurgeaitis, da Associação Apícola do Distrito Federal, considerou que, além de regulamentar a profissão, os cuidados ambientais devem ser respeitados. “O desmatamento e os agrotóxicos levam a supressão vegetal e, consequentemente, à morte das abelhas. Alguns cuidados devem ser respeitados. Somos mais de 300 mil apicultores, produzindo um alimento de excelente qualidade.”

Os pessedistas Evandro Roman (PR), Fábio Mitidieri (SE), Goulart (SP), Heuler Cruvinel (GO), Rogério Rosso (DF), Rômulo Gouveia (PB), Sérgio Brito (BA), Silas Câmara (AM) e Sóstenes Cavalcante (RJ) também compõem a frente.

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *