João Rodrigues: país não tem estrutura para enfrentar desastres naturais

Deputado João Rodrigues (SC) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado João Rodrigues (SC) – Foto: Cláudio Araújo

Os últimos fenômenos naturais que causaram destruição pelo país foram tema de seminário na comissão externa que acompanha a situação dos municípios de Xanxerê e Ponte Serrada, em Santa Catarina. O colegiado se reuniu, nesta quinta-feira (27), para ouvir especialistas que estudam as mudanças climáticas e seus desdobramentos.

O deputado João Rodrigues (SC), coordenador da comissão externa, afirmou que o Brasil ainda não está preparado para enfrentar os desastres naturais. Em sua opinião, é preciso investir em estudos e equipamentos que possam auxiliar em momentos de urgência. “Nossa região é extremamente produtiva, mas desconhecemos por completo o assunto. Só sabemos da tempestade quando ela chega e, obviamente, não sabemos que atitude tomar nem como nos prevenir durante o fenômeno.”

O parlamentar lembrou que as cidades de Xanxerê e Ponte Serrada ainda estão se reerguendo depois do tornado que atingiu a região no último dia 20 de abril e deixou mais de quatro mil pessoas desabrigadas.

Para José Antonio Aravéquia, coordenador-geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é preciso que o país dê mais atenção à ocorrência desses fenômenos para não presenciar tragédias ainda piores. “Temos 39 radares meteorológicos que podem detectar entre cinco e trinta minutos a previsão de chuva forte e granizo, enquanto os Estados Unidos têm cerca de 140 com um sistema todo interligado”, comparou.

Ele reconheceu, no entanto, que a dimensão territorial é um dos fatores que implicam na previsão de grandes tempestades e até mesmo na incidência de raios. “O Brasil fica cheio de buracos, pontos que não são cobertos pelos nossos radares, e é aí que ficamos sem a possibilidade de prever alguns fenômenos e avisar a tempo certas comunidades.”

INFRAESTRUTURA – Em Xanxerê, porém, João Rodrigues relata que já enxerga um empenho dos governantes locais para mudar este quadro. Ele afirmou que a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina passou a contar com uma melhor infraestrutura após os estragos causados pelo tornado.

“A Defesa Civil tem dado um ótimo exemplo para o país. Ela ganhou status de secretaria com o governador Raimundo Colombo e conta com uma capacidade de organização e resposta rápida.”

Renan Bortoletto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *