João Rodrigues lamenta desastre provocado por tornado em Santa Catarina

Deputado João Rodrigues (SC) - Foto: Heleno Rezende

Deputado João Rodrigues (SC) – Foto: Heleno Rezende

Em plenário, o deputado João Rodrigues (SC) lamentou os estragos causados pelo tornado que destruiu cerca de três mil residências nos municípios de Xanxerê, Ponte Serrada e Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina.  O parlamentar relatou, nesta quarta-feira (22), que o furacão atingiu velocidade de 250 km/h e que o governador do Estado, Raimundo Colombo, prestou atendimento imediato aos atingidos.

Rodrigues afirmou que o ministro Gilberto Kassab (Cidades) vai conversar com a presidente Dilma sobre as possibilidades de se resolver a questão habitacional das vítimas. “Kassab disse, em reunião esta manhã, que vai discutir com a presidente as possíveis ações de reconstrução da cidade. O desastre atingiu todas as classes, mas, evidentemente, o mais pobre sofre mais. Por isso, a necessidade de pressa na execução dessas ações. Estamos falando de três mil famílias que perderam tudo o que tinham em suas casas.”

O parlamentar fez ainda um apelo para que o governo federal reduza a burocracia para a criação de uma linha de crédito conveniada com o Banco de Santa Catarina (Badesc). “Com esses recursos as famílias poderão refinanciar ou financiar sua moradia. Temos a Lei Rounet que permite captar recursos oriundos do Imposto de Renda (IR) para eventos. Poderíamos permitir que seja abatido do IR de cada trabalhador ou de cada empresário o valor gasto na reconstrução do que foi destruído.”

Segundo Rodrigues, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, liberou o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) das famílias atingidas para a reaquisição do que foi perdido. “O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, também sinalizou boa vontade para auxiliar as vítimas.”

Carola Ribeiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *