Jefferson Campos considera ensino público do país degradante

Deputado Jefferson Campos (SP) - Foto: Heleno Rezende

 

Em plenário, o deputado Jefferson Campos (SP), foi taxativo ao afirmar que o sistema de ensino público do país vem se degradando ano após ano. “Nos últimos vinte anos não foi só o ensino formal que decaiu muito. A qualidade da educação dos frequentadores das escolas também tem deixado muito a desejar. Estou falando da educação dada em casa, pelos pais”, destacou.

Campos disse recordar comentários de seus pais sobre um tempo em que as escolas públicas eram disputadíssimas e o ensino muito forte. “Entre as décadas de 70 e 80, a qualidade já não era tão boa, mas ainda era possível obter uma boa”. Hoje, de acordo com o deputado, a realidade é bem diferente.

“Estarrecido, assisti recentemente a uma reportagem que mostrava um aluno adolescente de colégio público esmurrando a face de uma professora de 60 anos. Desliguei a TV. Poucas semanas depois uma professora foi assassinada por um aluno no interior de São Paulo”.

Para o parlamentar, a profissão de professor está entre as mais nobre, mas deixou de ser respeitada. “É mal valorizada. Com as aprovações compulsórias, os alunos não temem mais as consequências de suas atitudes. Os professores sofrem de depressão e têm desenvolvido síndromes como a do pânico. Muitos têm desistido”, atestou.

Campos concluiu com um desafio: “Precisamos nos unir e resolver, por intermédio dos nossos projetos, qual a melhor forma para corrigir este desequilíbrio. Está na hora de valorizarmos os nossos educadores, que realmente sofrem risco de morte para exercer sua profissão. Está na hora de colocarmos um limite nisso”.

Hélio Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *