Charles Fernandes discute irrigação no Vale do Iuiú com governo do estado

O deputado Charles Fernandes (BA) realizou nesta terça-feira (10), audiência pública na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra). Prefeitos e representantes do governo debateram o projeto de irrigação do Vale do Iuiú, na região do médio São Francisco, no Sudoeste da Bahia.

Deputado Charles Fernandes (BA). Foto: Cláudio Araújo.

“Hoje, este projeto possui total viabilidade econômica, financeira, ambiental e social, além de poder promover emprego para os municípios do Vale do Iuiú. Não existe nenhuma outra alternativa para o desenvolvimento da região às margens do régio São Francisco, que não seja este projeto”, destacou Charles Fernandes durante a audiência.

Frederico Cintra Belém, coordenador-geral de agricultura irrigada da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério de Desenvolvimento Regional, concordou com o deputado. “Ao longo dos anos 80 até hoje, os projetos públicos de irrigação são os que mais potencializam o desenvolvimento regional. Com certeza, a implantação desse projeto vai impulsionar a região.”

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, está à frente dos estudos ambientais para as obras na região. Segundo o diretor de desenvolvimento integrado e infraestrutura da companhia, Sérgio Costa, boa parte da área está destinada para assentamento agrário.

“O terreno foi adquirido pela Codevasf há muito tempo atrás, que doou para o Incra 4.246 hectares, onde os canais de irrigação passam. Nesses terrenos existe a possibilidade de diversas produções agrícolas e geração de 25 mil empregos diretos e 38 mil indiretos”, disse Costa.

Há 35 anos o professor da Universidade Federal da Bahia, George Gurgel de Oliveira, estuda o desenvolvimento das populações às margens da Bacia do São Francisco. Como pesquisador da Câmara Técnica de Planos, Programa e Projetos do Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF), ele reforçou a necessidade de resolver a questão fundiária da região. “Quero que esse projeto de desenvolvimento dê certo, mas é preciso solucionar essa questão.”

O diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Irrigação do governo do estado da Bahia, Djalma Pereira Seixas, também participou da audiência. Ele se colocou à disposição para finalizar as obras. “Qualquer projeto para desenvolvimento tem o apoio do governo do estado.”

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *