Irajá presidirá frente parlamentar pelo desenvolvimento do Matopiba

Deputado Irajá Abreu (TO) - Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Deputado Irajá Abreu (TO) – Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

O desenvolvimento da região do Matopiba foi tema de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), nessa terça-feira (2). O debate foi conduzido pelo deputado Irajá Abreu (TO), presidente do colegiado. A região do Matopiba recebe este nome devido à junção das silabas iniciais dos estados que a formam: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

No encontro foi instalada a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Região do Matopiba, que será presidida por Irajá. O objetivo é propor e defender ações integradas para o crescimento econômico. “Essa é uma grande oportunidade para atuar coordenadamente com os municípios, estados e o governo federal ações relacionadas à infraestrutura, à qualificação de mão de obra, à inovação no agronegócio e incentivos para que as agroindústrias possam se instalar na região”, disse o parlamentar. O deputado Júlio César (PI) será o coordenador da região do Piauí.

A ministra Kátia Abreu (Agricultura) participou da audiência e pontuou a importância da criação do colegiado. “Onde tem a força do Congresso Nacional as coisas andam”. Ressaltou também o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, lançado em maio pelo governo federal. Segundo ela, atualmente a região é responsável por 12,8% da produção de grãos no Brasil.

Nosso objetivo é mostrar ao país e ao mundo que dá para fazer a produção agrícola de sucesso sem deixar os pequenos produtores isolados. Vamos levar oportunidades de assistência técnica, extensão rural, qualificação profissional e crédito para essa região. A democratização da tecnologia vai fazer com que os produtores elevem a sua renda e que tenhamos uma classe média rural forte”, afirmou a ministra, acrescentando que o plano deve ser estendido para todo o país.

Também participaram da audiência os deputados Marcos Montes (MG), vice-líder do PSD e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e Evandro Roman (PR).

Jaque Bassetto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *