Imagem de Nossa Senhora de Nazaré emociona parlamentares

Este é o quarto ano consecutivo que o deputado Joaquim Passarinho (PA) emociona o Legislativo com a presença da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Uma sessão solene foi realizada a pedido do parlamentar, reunindo fiéis, autoridades religiosas e deputados de vários partidos. “A política é instrumento de transformação da sociedade e pelo evangelho podemos praticá-la, sem brigas ideológicas, mas com a paz e o exemplo que Maria nos traz”, disse Passarinho.

A Santa padroeira do Pará chegou com a Guarda Oficial e passou pelo grupo de oração dos deputados da Frente Parlamentar Católica, que acontece todas as quartas-feiras logo cedo. Durante o trajeto os deputados louvaram e se revezaram para para carregar a Santa.

Deputado Francisco Junior carrega a Santa nos corredores da Câmara. Foto: Cláudio Araújo

O presidente da Frente, deputado Francisco Júnior (GO), iniciou a procissão e ao discursar destacou as características da Santa. “Política e religião com certeza não se misturam, mas ser humano e fé não se separam. Quando a fé participa mais do meu jeito de ser, eu me torno um homem melhor e posso oferecer algo melhor de mim para o Brasil e o mundo.”

Deputado Junior Ferrari (PA) no plenário com a Santa. Foto: Cláudio Araújo

Também do Pará, o deputado Júnior Ferrari (PA) lembrou da peregrinação que todos os anos lota as ruas de Belém. “É sem dúvida a maior festa Católica do Brasil e uma das maiores do mundo. Momento ímpar de amor e solidariedade que reúne mais de dois milhões de pessoas compartilhando a mesma fé. Que Maria abençoe o povo brasileiro, especialmente os nossos governantes, com muita luz, equilíbrio e sabedoria.”

Deputado Sidney Leite (AM). Foto: Cláudio Araújo

Padroeira do Amazonas e do município em que nasceu o deputado Sidney Leite (AM), Nossa Senhora de Nazaré também foi homenageada pelo parlamentar. “Eu sou devoto de Nossa Senhora e que ela traga ao Congresso mais discernimento e sabedoria para ajudar a reduzir a desigualdade social, que neste momento atinge muitos brasileiros. Que nós possamos ser verdadeiros instrumentos cristãos de transformação aqui no Legislativo.”

Deputado José Nunes (BA), carrega a Santa. Foto: Cláudio Araújo.

O deputado José Nunes (BA), também participou da solenidade e carregou Nossa Senhora de Nazaré durante o trajeto da peregrinação pelos corredores da Câmara. Ao final da solenidade, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, David Alcolumbre (DEM-AP), receberam as bênçãos do Cônego da Diocese de Belém, Padre Ronaldo Menezes, junto com a imagem peregrina da Santa.

Joaquim Passarinho (PA) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Foto: Cláudio Araújo.

Círio de Nazaré
Realizado todo segundo domingo de outubro na cidade de Belém (PA), o Círio de Nazaré é considerado o maior evento de turismo religioso do Brasil e um dos mais relevantes do mundo. A celebração também foi inscrita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Registro das Celebrações como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Em 2013, a festividade também foi registrada como Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO, juntamente com outras 257 manifestações culturais.

Calendário oficial do Brasil
Projeto de lei (PL 1973/19) de autoria do deputado Joaquim Passarinho propõe incluir o Círio de Nazaré no calendário turístico oficial do Brasil. A proposição já foi aprovada pela Comissão de Turismo da Câmara e agora aguarda parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *