Por iniciativa do deputado Homero Pereira (PSD-MT), a Comissão de Agricultura da Câmara debateu a proibição, pelo Ibama, do uso de aviação agrícola para alguns princípios ativos utilizados na agricultura brasileira.
O deputado diz que é preciso dar um prazo aos produtores rurais se adaptarem à medida, pois ela pode comprometer as próximas safras. “Já há produtos comprados, por isso temos que arrumar uma solução num momento em que, principalmente, não existem produtos alternativos eficientes”, afirmou Homero.
Ainda segundo o parlamentar, a ideia é fazer uma liberação de forma sustentável que consiga também preservar os polinizadores. “O ideal seria suspender a portaria e discutirmos cientificamente, com a participação da Embrapa. Não sendo possível, teremos que ver dentro da própria safra o que conseguiremos fazer”, pontua.
Participaram da audiência pública o coordenador geral de agrotóxicos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Eduardo Rangel, além de representantes do Ibama, da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e da Associação dos Produtores de Soja e Milho Nacional e do estado do Mato Grosso (Aprosoja).
Da Redação
Ouça a matéria:
[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_homero_pereira_proibicao_do_uso_de_aviacao_agricola_para_agrotoxicos_11_12_2012.mp3]