Hoje é o Dia Nacional da Constituição

O Dia da Constituição é celebrado todo 25 de março, data em que o Imperador D. Pedro I assinou a primeira Constituição Brasileira, parte importante do processo de independência do Brasil. A atual é a de 1988, e já é a sétima constituição brasileira.

Deputados do nosso partido se manifestaram:

Deputado federal Fábio Trad (MS). Foto: Cláudio Araújo

“Celebro a Constituição Federal como um cidadão consciente de sua magna importância. Ela é o diploma da cidadania. A baliza intransponível que garante as liberdades públicas. O desafio é fazê-la viva todos os dias, pulsante na realidade, justa, garantista e firme na contenção dos ímpetos autoritários. A nossa constituição é o nosso orgulho, jovem, avançada e liberal. Parabéns constituição: o seu presente é a nossa cidadania!”, comentou o deputado Fábio Trad, líder da bancada do PSD na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Deputado federal Darci de Matos. Foto: Cláudio Araújo

“Hoje é um dia muito importante para nós brasileiros, comemoramos os 31 anos do documento da liberdade, da democracia e da justiça social do Brasil, a Constituição. É ela que limita os poderes e define os direitos dos cidadãos, é a carta magna que consolida a democracia. Ela tem de ser respeitada, cumprida, preservada e valorizada”, disse o deputado federal, Darci de Matos (SC).

Deputado federal Wladimir Garotinho (RJ). Foto: Cláudio Araújo.

“Desde nossa primeira Constituição, assinada em 1824, está claro que é preciso respeitar as regras que regem um país. São elas que nos norteiam, definem princípios políticos e que nos permitem vivem em uma nação organizada e estruturada. Fundamental, portanto, lembrar, neste dia 25 de março, que os conceitos democráticos devem buscar uma sociedade equilibrada, com justiça social e oportunidades para todos”, falou o deputado Wladimir Garotinho (RJ).

Deputado Federal Expedito Neto (RO). Foto: Cláudio Araújo

“Nasci no dia em que foi promulgada a Constituição Brasileira de 1988 – lei máxima que estabelece os poderes e define direitos e deveres dos cidadãos. Diariamente colocamos em prática a Constituição por meio da democracia e lutar por ela é dever de todos os brasileiros”, lembrou o deputado Expedito Netto (RO).

Deputado Marx Beltrão (AL). Foto: Cláudio Araújo.

“Nossa Constituição Cidadã completou 30 anos em novembro com avanços fundamentais e garantias para a democracia brasileira. O Dia da Constituição, 25 de março, faz referência à data em que foi outorgada a primeira Carta Magna do Nosso país, em 1824, mas marca também a celebração da cidadania, dos direitos individuais e coletivos assegurados. Acredito, portanto, que é um dia especial da consolidação de diversas leis no campo dos direitos humanos e do aperfeiçoamento da nossa democracia”, disse o deputado Marx Beltrão (AL)

Assessoria de comunicação do PSD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *