Heuler Cruvinel protesta contra manobras envolvendo a Delta

Deputado Heuler Cruvinel - PSD/GO (Foto: Heleno Rezende)

Preocupado em esclarecer o quanto antes a participação da empresa Delta em diversos empreendimentos no país, especialmente após a divulgação da aquisição desta empresa pelo grupo empresarial JBS, o deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO) apoiou o requerimento de convocação no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Urbano, nesta quarta-feira (30), dos representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Controladoria Geral da União (CGU) sobre o assunto.

“Diante do escândalo que envolve essa empresa, e que vem ocupando generosos espaços da mídia nacional, muita coisa tem que ser esclarecida. E esses dois órgãos têm muito a ver com esse assunto. Vamos aguardar com ansiedade essa audiência pública. Precisamos e pretendemos passar esse assunto a limpo”, deixou claro.

O parlamentar goiano explicou que o montante de recursos que o BNDES transferiu para o frigorifico JBS, só no ano passado, foi maior do que os que foram alocados pelo Governo para o Ministério da Ciência e Tecnologia, por exemplo.

“Manobras anticoncorrenciais nefastas ao abastecimento de carne no mercador brasileiro, estão controlando um setor onde frigoríficos cartelizados promovem uma verdadeira expansão de sua planta industrial, a toque de caixa, utilizando dinheiro dos cofres públicos, ditando a política de preços e, com isso, forçando baixas muito aquém dos elevados custos da produção agropecuária; isto tudo em tempos de crise no mercado consumidor europeu e norte-americano”.

A preocupação do parlamentar goiano se refere a diversificação de ações da holding J&F, que controla o grupo JBS, quando esta realiza manobras no mercado para adquirir o controle acionário da empresa Delta, em um setor completamente diferente de sua atuação industrial.

“Porque o BNDES tem investido uma enormidade de recursos da Nação em apenas um frigorífico nacional, sem estudar antes a repercussão econômica de tal manobra perante a cadeia produtiva envolvida, especialmente no mercado interno?”.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_heuler_cruvinel_friboi.mp3]

Assista o vídeo:

[youtube_video id=”LqnE9K29EiU”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *