Herculano destaca turismo como alternativa à crise econômica

Deputado Herculano Passos (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Herculano Passos (SP) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Herculano Passos (SP), vice-líder do PSD e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), destacou a importância do setor para a economia do país. “O turismo está na contramão da crise. Estamos mostrando o potencial do país para todo o mundo e fomentando o mercado hoteleiro, os restaurantes, o comércio e toda uma cadeia de serviços. Também temos as Olimpíadas no próximo ano que deverá atrair um grande número de turistas estrangeiros”, afirmou.

O parlamentar participou do seminário Fomento do Turismo: Oportunidade de Desenvolvimento para o País, realizado nesta quarta-feira (23), na Câmara dos Deputados. Ele defendeu o fim da exigência do visto de turista para estrangeiros. “Quando os Estados Unidos entraram em crise, em 2008, muitos brasileiros foram para lá, ajudando o país a se recuperar. Agora somos nós que precisamos dos americanos nos visitando e gastando dólares aqui.”

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, defendeu que a atividade se imponha na agenda política do país. “O turismo tem essa característica única de estar presente em todos os cantos, em todas as camadas sociais. É preciso reforçar as atividades para que o setor venha a fazer parte de uma agenda forte, econômica, política e social.”

Em 2014, segundo o ministro, o turismo movimentou cerca de US$ 1 trilhão no mundo, representando 10% do PIB global. No Brasil, a atividade gerou cerca de quatro milhões de empregos e contribuiu com 3,5% do PIB. Ainda de acordo com ele, de cada onze empregados no mundo, um é do setor do turismo.

Já o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, abordou as estratégias de promoção internacional do país. “Estamos em processo de consolidação de uma nova imagem e posicionamento turístico nos mercados exteriores. Somos reconhecidos como um dos principais destinos mundiais para realização de grandes eventos. Com o trabalho de promoção internacional tivemos um crescimento de 20% na entrada de turistas estrangeiros de 2005 para 2014. Passamos de 5,3 milhões para 6,4 milhões”.

O seminário fez parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo, celebrado no próximo dia 27. O deputado Goulart (SP) também participou do evento e destacou acordo feito com a presidência da Câmara para votação de uma agenda positiva para o setor na próxima semana.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *