Haroldo Cathedral trabalha para levar internet gratuita a municípios do interior

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstra que a Região Norte concentra o menor número de pessoas conectadas à internet em áreas mais afastadas dos centros urbanos (38,4%) no Brasil.

Para contribuir para a mudança desse cenário e disponibilizar melhor acesso à internet aos municípios do interior de Roraima, o deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) participou de reunião no Ministério das Comunicações, onde tratou da implantação de pontos de conexão à internet banda larga para atender aos moradores de Alto Alegre, Amajarí, Cantá e Normandia.

Os quatro municípios receberam pontos do Programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) em locais públicos das cidades. O Gesac disponibiliza banda larga a escolas, unidades de saúde, praças públicas, entre outras localidades.

De acordo com a Telebras, empresa responsável pela instalação, os pontos de conexão foram ativados no mês passado e já estão beneficiando os moradores.

Deputado Haroldo Cathedral (RR). Foto: Cláudio Araújo

“Cada prefeitura ficou responsável por indicar os locais para a instalação das antenas de distribuição de internet. Tenho certeza de que estamos trazendo melhorias para esses municípios, porque cada vez mais as pessoas necessitam dos serviços online”, explicou Haroldo Cathedral.

Investimentos
Segundo o parlamentar, a pandemia deixou mais clara a necessidade de mais investimentos no setor de tecnologia da informação e da comunicação.

“Há um esforço muito importante por parte do governo federal para promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. O Ministério das Comunicações tem uma série de ações nesse sentido e, quando procuramos a equipe técnica da Pasta, pudemos solicitar a mais adequada para nossa realidade”, contou.

“Optamos por apoiar a implantação do Programa Gesac no interior de Roraima, porque é uma ação que alcança totalmente nosso objetivo de disponibilizar serviços avançados de inclusão digital para a população excluída do acesso e dos serviços vinculados à rede mundial de internet”, completou.

Programa Gesac
Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o Programa Gesac tem como objetivo promover a inclusão digital para o desenvolvimento social autossustentável e a promoção de cidadania.

A ação oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga via satélite com velocidades de 10 megabits por segundo.

Assessoria de Imprensa do deputado Haroldo Cathedral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *