Haroldo Cathedral propõe federalização da educação indígena

O deputado Haroldo Cathedral (PSD-RR) participou de uma audiência, na terça-feira (30), com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para tratar sobre a federalização da educação indígena. A pauta contemplou também as deficiências do setor educacional do Estado de Roraima e o corte no orçamento do Instituto Federal.

O parlamentar fez uma exposição da atual situação da educação em Roraima e propôs alteração na gestão da educação indígena. “No estado de Roraima possuímos, hoje, 260 escolas indígenas e mais de 16 mil estudantes que sofrem com a precariedade das instalações e com a baixa qualidade do ensino. Nossa proposta é que seja repassada a competência do sistema educacional voltado às populações tradicionais para o Governo Federal. A sugestão é que seja feita uma educação compartilhada de competência, de forma que os Institutos Federais absorvam a parte pedagógica e administrativa e o Exercito Brasileiro entre com a parte disciplinar, logística e infraestrutura necessária”, afirmou Haroldo Cathedral.

O deputado tratou também sobre as deficiências do setor educacional no Estado de Roraima. (Foto: Ministério da Educação)

Na reunião, o ministro Abraham Weintraub se prontificou a atuar para resolver os problemas apresentados. A proposta da gestão compartilhada na educação dos povos indígenas foi recebida com muito entusiasmo pelo ministro, que assegurou o andamento do processo.

O deputado Haroldo pediu o apoio do ministro da Educação para minimizar o impacto proveniente da crise migratória no estado de Roraima, que vem afetando o sistema educacional estadual e solicitou também ampliação dos investimentos para os Institutos Federais. O parlamentar defendeu ainda a necessidade pensar a educação de maneira técnica e suprapartidária, como um projeto de nação. “A educação é um direito constitucional. Portanto, precisamos deste olhar prioritário do Governo Federal, que entenda a necessidade de mais investimentos e de um planejamento educacional voltado às especificidades de todas as regiões brasileiras”, salientou.

Assessoria de comunicação do deputado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *