Guardas municipais serão incluídos no hall das Forças de Segurança

A bancada do PSD apoiará a inclusão, na Constituição Federal, das guardas municipais na categoria de Força Nacional de Segurança. Dessa maneira será assegurada também uma previdência igual a dos policiais de todo país. “Precisamos fazer justiça com os profissionais desse setor e garantir uma previdência digna para esses funcionários que já atuam na segurança da população”, explicou Marco Bertaiolli (SP), autor da proposta. Uma reunião na liderança do partido na Câmara reuniu parte da bancada e representantes de entidades do setor.

A ideia é propor uma emenda à Constituição (PEC). Para isso, é necessário que haja 171 deputados subscrevendo a proposta. “Nosso partido se uniu por esta causa. Já somos 36 assinando a PEC e com Bertaiolli vamos em busca de mais apoiadores. Precisamos ouvir a voz da população”, disse o líder do PSD, deputado André de Paula, durante a reunião.

O deputado Wladimir Garotinho (RJ) participou da reunião e informou que o município do Rio já conta com sete mil guardas nas ruas. “Temos um déficit na polícia militar de 15 mil funcionários. Se pudéssemos contar efetivamente com os guardas municipais armados, auxiliaria ainda mais na segurança. Sou a favor do projeto”.

Também do Rio de Janeiro, a deputada Flordelis parabenizou o partido pela proposta. “O trabalho dos guardas municipais no Rio é fundamental. Já os vi em ação, correndo atrás de bandido no centro da cidade apenas munidos de cassetete nas mãos, para proteger a população. Têm meu apoio total”.

Deputado Joaquim Passarinho (PA) participou do encontro na liderança. “As guardas municipais já fazem um trabalho importantíssimo e devem ser reconhecidas como força de segurança sim. Assino e apoio a proposta com toda a bancada do meu partido e parabenizo o deputado Bertaiolli pela iniciativa”, disse.

O deputado Sidney Leite, do Amazonas, vai subscrever a PEC. “Essa será uma conquista para todos os estados. Vamos ter uma frente maior para combater a violência que só cresce”.

O ex-líder da bancada, deputado federal Domingos Neto (CE) também mostrou solidariedade à causa dos guardas municipais. “Não tenho dúvida de que a palavra do nosso partido para defender a categoria será importantíssima nesse momento em que se discute a reforma da previdência”.

Deputados do PSD se reúnem com representantes de entidades das guardas municipais. Na foto, deputados Fábio Trad, Marx Beltrão, Bertaiolli e Joaquim Passarinho. Foto: Cláudio Araújo

“Todos nós da bancada vamos apoiar o deputado Marco Bertaiolli nessa luta em defesa dos guardas municipais. Nossa intenção é defender uma aposentadoria diferenciada para eles. O engajamento de vocês, representantes do setor, é primordial nesse momento” disse o deputado federal de Alagoas, Marx Beltrão.

O deputado Fábio Trad (MS) falou sobre a importância do projeto. “Essa pauta une todos os estados brasileiros. Nós que ouvimos a população, sabemos da importância da categoria. Mato Grosso do Sul está presente em defesa das guardas municipais”.

Deputado Vermelho (PR) também aprovou a medida. “A PEC fortalece nosso partido e mostra que estamos abertos a ouvir as reivindicações de diferentes setores. O Paraná está unido pelos guardas municipais”, disse.

Manu Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *