Gouveia quer esclarecimentos sobre surto nacional de microcefalia

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou, nesta quarta-feira (25), o Requerimento 253/15, que solicita a realização de audiência pública para debater a emergência sanitária nacional causada pelo surto de casos de microcefalia, doença em que o cérebro se desenvolve menos do que o natural.

O deputado Rômulo Gouveia (PB), vice-líder do PSD, subscreveu a solicitação da reunião que contará com esclarecimentos de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Pernambuco.

“A microcefalia causa sérias deficiências de desenvolvimento e o vírus já foi confirmado em 14 estados brasileiros desde abril, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. Até o momento foram notificados 141 casos em 55 cidades. Precisamos desse debate para que tenhamos a informação correta dos fatos e tomemos as medidas cabíveis.”

Segundo o requerimento, uma das suspeitas da equipe que investiga o surto é a contaminação da mãe pelo Zika, vírus transmitido pelo Aedes Aegypti, o mesmo mosquito que provoca a dengue. Os sintomas são parecidos: febre baixa, coceiras e manchas vermelhas pelo corpo.

A audiência ainda não tem data agendada.

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *