Goulart quer mais segurança no transporte escolar de crianças

Deputado Goulart (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Goulart (SP) – Foto: Cláudio Araújo

O pessedista Goulart (SP) defendeu que os responsáveis pelo transporte escolar de crianças ofereçam cadeiras especificas (com sistema de retenção adequada) para proteção dos menores de até sete anos. O deputado participou de audiência pública nesta terça-feira (30), realizada na Comissão de Viação e Transporte (CVT).

Durante os debates, o parlamentar pontuou que os veículos escolares não possuem adaptação para receber as cadeirinhas. “O Conselho Nacional de Trânsito não disse quem vai pagar a conta. Geralmente quem arca com os gastos sãos os pais. Existe uma preocupação dos transportadores sobre quem vai arcar com isso”.

O vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marco Saltini, destacou os impactos das mudanças. “Segundo o Código de Transito Brasileiro o uso em transportes escolares deverá ser obrigatório a partir do próximo ano e as mudanças na estrutura dos veículos exige que as montadoras adaptem os veículos. Essas mudanças são praticamente inviáveis nos veículos em circulação”.

A redução no número de traumas em crianças pelo uso das cadeirinhas foi um dos itens citados pelo diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Flávio Emir Adura. Para Goulart, a queda nesses números vem sendo sentidas ao longo dos anos. “Todos nós trabalhamos pela segurança e os representantes de montadores do meu estado também estão preocupados e a projeção é que carros adaptados para receber a cadeirinha devem entrar em circulação daqui cinco anos”.

O procurador da República no Município de Marília (SP), Jefferson Aparecido Dias, destacou que independente dos debates sobre os impactos econômicos da adaptação dos veículos é preciso garantir a vida das crianças. Goulart concordou com o magistrado e destacou que “a incidência de acidentes caiu, haja visto que a velocidade desses veículos também é baixa, mas é preciso fazer uma legislação mais ponderada. ”

Também participaram dos debates o coordenador geral Substituto de Infraestrutura de Trânsito (CGIT), Daniel Mariz Tavares; a coordenadora nacional da ONG Criança Segura Safe Kids Brasil, Gabriela Freitas; a representante da Associação de Mães do Jardim Ângela, Solange da Silva; Diretor da Associação Extremo Sul Transporte Escolar da Cidade de São Paulo, Rubens Ribeiro; e o coordenador Geral Substituto de Infraestrutura de Trânsito (CGIT), Daniel Mariz Tavares.

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *