
Deputado Gabriel Nunes (PSD-BA). Foto: Cláudio Araújo
A bancada do PSD na Câmara dos Deputados votou favorável ao regime de urgência para a criação do Dia Nacional da Axé Music (PL 4187/24). Quem falou em nome do partido foi o deputado Gabriel Nunes (PSD-BA), que defendeu o ritmo tão associado à cultura baiana.
“O dia é muito importante para os baianos, por gerar empregos e fortalecer a economia estadual”, afirma.
Ele também lembra que a nova data é uma alusão ao mês em que, geralmente, é celebrado o feriado de Carnaval. Segundo Nunes, a festa popular atrai, todos os anos, milhares de turistas, promovendo Salvador e região.
História
Criada no início da década de 1980 a partir da mistura de diferentes estilos e gêneros, o Axé Music é caracterizado pela forte presença dos instrumentos de percussão e guitarras.
O alcance nacional do movimento se deu em 1985, quando o cantor Luiz Caldas, conhecido como pai da Axé Music, lançou o álbum “Magia”, com a faixa “Fricote” ganhando repercussão em todo país.
Atualmente, a tradição se mantém com nomes como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Saulo Fernandes e Léo Santana, e grupos como Chiclete com Banana, Asa de Águia e Banda Mel. Em 2025, o estilo musical comemora 40 anos.
Carlos Augusto Xavier