Francisco Jr ouve presidente do BB sobre auxílio para empresas na pandemia

A comissão mista que fiscaliza as ações do Governo no combate à Covid-19 ouviu, nesta segunda-feira (8), o presidente do Banco do Brasil (BB), Rubem Novaes. O relator do colegiado, deputado Francisco Jr (GO), alertou sobre a necessidade de maior oferta de crédito para as micro e pequenas empresas.

Dep Francisco Júnior (GO), relator da comissão mista. Foto: Cláudio Araújo.

“Porque a oferta de crédito pelo BB ainda é tímida em relação aos outros banco, mesmo sendo a maior instituição financeira do país? O Senhor pode explicar se há uma política interna que restringe empresas inadimplentes de realizar novas operações de crédito pelo prazo de cinco anos?”, questionou Francisco Jr.

Segundo Rubem Novaes, o que está acontecendo hoje é um quadro e insuficiência de crédito diante do tamanho da demanda. “O Banco Central agiu no sentido de dar maior folga de capital e mais liquidez ao sistema bancário, mas o aumento da demanda por crédito foi de tal ordem, que está dando sensação de empossamento, enquanto na verdade os bancos estão expandindo na medida de suas possibilidades de capital bancário.”

Em relação ao questionamento sobre restrição de novos empréstimos pelo prazo de cinco anos às empresas inadimplentes, o presidente do BB passou a palavra ao vice-presidente, Carlos Bonette. “O que existe de fato é uma política de crédito do banco de operações com clientes que deram prejuízo, o que é diferente de clientes inadimplentes. O que temos feito é recuperar os clientes que tiveram abatimento e não pagaram integralmente no passado, para após análise de risco, fazermos novos negócios”, explicou.

Os trabalhos da comissão mista estão previstos  para encerrar em dezembro deste ano, quando acaba a vigência do decreto do estado de calamidade pública no país. Acompanhe as reuniões do colegiado, aqui.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *