Francisco Jr.: Centro de Estudos debate retomada da economia no pós-pandemia

A retomada da economia brasileira no pós-pandemia abriu os debates do novo grupo de trabalho do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados. Na primeira audiência pública, realizada nesta quinta-feira (8), o relator desse tema setorial, deputado Francisco Jr. (PSD-GO), ouviu o ex-ministro da Fazenda e também pessedista Henrique Meirelles.

Com o tema “retomada econômica e geração de emprego e renda no pós-pandemia”, Francisco Jr. destacou que todas as mudanças e as transformações que estão sendo provocadas pela pandemia em todo o mundo exigem um olhar experiente como o de Meirelles.

“Um dos termos usados pelo nosso ex-ministro nesta audiência foi a ‘simplificação da economia’. Realmente, esse será o nosso papel aqui. Vamos buscar propor e avaliar ações mais efetivas e ágeis para o desenvolvimento do País”, declarou Francisco Jr.

Antonio Brito (BA) e Francisco Jr. (GO) no debate no Cedes. Foto: Cláudio Araújo

Soluções para o cotidiano

O líder do PSD na Câmara dos Deputados, Antonio Brito (BA), também acompanhou os debates.

“Esse debate de ideias enaltece o Parlamento brasileiro e é fundamental para propor soluções para o cotidiano do Brasil. No momento, esse debate importante para o desenvolvimento do País também agracia o PSD, com a participação ilustre do economista Henrique Meirelles, que é membro do nosso partido”, ressaltou.

Recursos internacionais

Meirelles, que atualmente é o secretário de Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo, destacou que a atração de recursos internacionais é fundamental para o Brasil.

“Temos feito isso com sucesso em São Paulo e esse é um dos pontos elementares para o crescimento brasileiro após a pandemia da Covid-19. Outro ponto importante é o controle das contas públicas durante o processo de retomada do crescimento”, ponderou.

Reformas

Entre os objetivos do grupo de trabalho estão debates sobre as reformas que já estão em curso, os novos parâmetros para os programas de transferência de renda ao cidadão, o repasse de recursos a estados e municípios pelo Tesouro Nacional, os mecanismos para passar confiança e segurança jurídica ao investidor, e novos modelos de privatizações das estatais, entre outros pontos.

Saúde pública

O evento também contou com a presença o secretário de Saúde do Goiás, Ismael Alexandrino, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ele traçou um panorama sobre os impactos da Covid-19 na saúde pública.

“Precisamos de muito diálogo para encontrar saídas sustentáveis e de maior produtividade. No setor da saúde pública, temos um SUS [Sistema Único de Saúde] forte, mas com ferramentas de gestão que dão respostas morosas em período de emergência. Esse é um momento de se promover união com o setor privado e filantrópico, para ampliar o enfrentamento à Covid com ferramentas mais criativas e que valorizem a ciência”, avaliou.

O Cedes
Composto por 23 parlamentares, o Cedes tem atribuição de conduzir estudos estratégicos para o Brasil. Para isso, as discussões contam com o apoio da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados dedicada à análise, discussão e prospecção de temas de atividades com foco em eixos temáticos.

Ao final dos estudos, o colegiado divulga as publicações que são focadas no caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País.

As publicações do Cedes podem ser baixadas gratuitamente pelo link   https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/altosestudos/publicacoes ou podem ser adquiridas pelo site livraria.camara.leg.br.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *