Fonif apresenta pesquisa inédita sobre filantropia em Brasília

Deputado Marco Bertaiolli (SP). Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Pesquisa revela a contrapartida das instituições filantrópicas de saúde, educação e assistência social para o País

Em reunião da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, que acontecerá nesta terça-feira (22), a partir das 10 horas, no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília, será apresentada a pesquisa: A contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil, uma iniciativa do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), com apoio da Frente Parlamentar das Santas Casas.

O evento será presidido pelo deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP).

A terceira edição do estudo foi conduzida pela DOM Strategy Partners e auditada pela Audisa, e apresenta os aspectos quantitativos e qualitativos da atuação das instituições filantrópicas no Brasil, tendo como base de dados os números oficiais da Receita Federal e dos Ministérios da Cidadania, Saúde e Educação.

No Brasil, o setor filantrópico é composto por hospitais, ambulatórios, escolas, universidades, centros de acolhimento, lares de idosos, associações de defesa de direitos sociais, entre outras atividades. A lista é longa, mas o que todas as instituições têm em comum é o compromisso em prestar serviços para a população que mais precisa. Em 2020, coube às 27.384 instituições filantrópicas detentoras da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) a tarefa de realizar 230 milhões de procedimentos hospitalares; conceder quase 800 mil bolsas de estudo na Educação Básica e no Ensino Superior e disponibilizar mais de 625 mil vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Nosso objetivo é mostrar o impacto do setor filantrópico de uma forma transparente e organizada. Dessa forma, fica muito claro que o trabalho dessas instituições é fundamental para o Brasil”, reforça Custódio Pereira, presidente do FONIF.

A pesquisa pode ser acessada no site do FONIF. Os dados estão abertos ao público em um painel interativo, em que é possível filtrar as informações por cidade, estado ou tipo de serviço oferecido.

Serviço:
Evento: Lançamento Nacional da Pesquisa A contrapartida do Setor Filantrópico no Brasil
Data: 22 de junho (quarta-feira)
Horário:  10h
Local: Auditório Freitas Nobre, subsolo Anexo 4 – Câmara dos Deputados – Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *