Folha.com | Poder: Deputados que não declararam votos evitam discursar na tribuna no sábado

Os deputados que ainda não declararam oficialmente seus votos vão evitar os microfones do plenário da Câmara até a hora da votação, no domingo (17). Dos 46 nomes indefinidos no levantamento feito pela Folha até o início da tarde desta sexta (15), apenas três se inscreveram para discursar no sábado (16).

A distância da tribuna dispensa esses deputados de exporem neste momento o seu voto, já que eles teriam que escolher entre a lista contra e a lista a favor do pedido de impeachment. Os deputados das duas listas serão chamados, no sábado, de forma alternada –um nome de cada, por um tempo de três minutos.

Nas duas horas de inscrição na manhã desta sexta, 249 dos 513 deputados se inscreveram: 170 na lista favorável ao afastamento da presidente Dilma Rousseff e 79 na lista contrária ao impedimento.

Os únicos três até então indefinidos que se posicionaram nas listas foram: para falar contra, Pompeo de Mattos (PDT-RS) e o presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo –que se reuniu nesta manhã com Dilma no Planalto–, e, para falar a favor, a deputada Raquel Muniz (PSD-MG).

PLACAR DO IMPEACHMENT NA CÂMARA)

PROPORÇÃO

Apesar de em menor número de inscrições, os 79 inscritos para falar contra o pedido de afastamento ocuparão, proporcionalmente aos votos, mais tempo na tribuna do que os 170 a favor do processo. Os números mostram o esforço dos governistas para convencer os indecisos na reta final do rito da votação.

Segundo levantamento da Folha, até o início da tarde de sexta, os favoráveis ao impeachment já somavam os 342 votos necessários para o encaminhamento do texto para o Senado e pelo menos 125 se posicionavam contra. Isso significa que 64% dos deputados contrários ao afastamento de Dilma devem discursar, contra 50% dos que votarão a favor do impedimento.

No sábado, a expectativa é que os discursos comecem às 11h. Pelo tempo estabelecido para cada um, só as falas, sem contar interrupções, somam mais de 12 horas.

No domingo (17), a votação terá início às 14h. Cada um dos 513 deputados terá dez segundos para anunciar seu voto.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *