Fábio Trad propõe prioridade na vacinação para pessoas com Síndrome pós-Covid

O deputado Fábio Trad (PSD-MS) apresentou, nesta terça-feira (25), à Câmara dos Deputados, um projeto de lei que propõe a inclusão de pessoas com sequelas graves da Covid-19 entre os grupos prioritários para imunização no âmbito do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PL 1937/21).

Deputado Fábio Trad (MS). Foto: Cláudio Araújo

“Sabemos que o fato de a pessoa ter tido a infecção pelo coronavírus não impede a ocorrência de reinfecção. As mutações desse vírus têm desafiado a ciência, e pessoas que já tiveram a doença podem novamente adoecer de forma grave. Indivíduos que já apresentam sequelas da Covid-19 correm o risco de ficar ainda mais debilitados em uma segunda infecção”, disse o autor da proposta.

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada dez pessoas que contrai o coronavírus desenvolve a chamada Síndrome pós-Covid. Nos casos mais brandos, as sequelas podem afetar a qualidade de vida; nos mais severos, causar risco de morte.

Sequelas
Os pacientes afetados podem ter infarto, arritmia, depressão, perda de memória, falta de ar, dificuldade de raciocínio, fadiga e dores intensas, diarreia crônica, perda de cabelo e distúrbios de pele. De acordo com Fábio Trad, as sequelas pós-Covid já atingem 1,6 milhão de pessoas no Brasil e alastram-se como uma onda no País.

“Outro aspecto que merece ser ressaltado é a melhora de sintomas prolongados de Covid-19 após a utilização dos imunizantes. Algumas pesquisas observacionais têm demonstrado redução significativa dos sintomas pós-Covid entre os pacientes que tomaram a vacina”, acrescentou.

Estatísticas
Estimativas da OMS apontam que 25% dos pacientes de Covid-19 apresentam sintomas por quatro a cinco semanas após testar positivo – o que tem sido chamado de Covid Longa.

Já os dados do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (National Institute of Health) são ainda mais assustadores. Segundo o instituto, até 30% das pessoas curadas da Covid-19 apresentam sequelas persistentes e de longo prazo.

Assessoria de Comunicação do deputado Fábio Trad

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *