Expedito Netto quer ampliar serviços de informação da EBC voltados aos idosos

Projeto de lei de autoria do deputado Expedito Netto (RO) propõe ampliar os objetivos da radiodifusão pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para assegurar conteúdo informativo e de lazer voltado ao idoso (PL 3586/2020). Segundo o parlamentar, a falta de informação apropriada a esta faixa etária, aliado aos hábitos e o modo de interpretar a situação da pandemia, são alguns dos motivos que dificultam a permanência do idoso em casa.

Deputado federal Expedito Netto. Foto: Cláudio Araújo

“Entendemos que o Poder Público deve se engajar nesse esforço voltado à população idosa de menor renda. Nesse caso, além de conteúdo interativo e imersivo, poderiam ser usados veículos com alcance social mais amplo, como o rádio e a televisão. Trata-se de iniciativa aderente ao perfil da radiodifusão pública”, ressalta Netto.

Para o deputado, a proposta é importante para a saúde física e a estabilidade emocional dos idosos. “A carência de práticas de lazer, treinamento físico e orientação psicológica adequadas a seu estilo de vida e perfil de saúde, também são obstáculos para ficar dentro de casa. Pretendemos, com este texto, assegurar a oferta de conteúdo informativo e de lazer voltado ao idoso”, disse.

A medida altera a Lei da EBC (nº 11.652/08) e tramita de forma conclusiva pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *