Emenda de Marcos Montes beneficia cadeirantes de Uberaba

Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) recebe nesta sexta-feira (30), dez cadeiras de rodas para basquete profissional. Os equipamentos, que incluem rodas, pneus e eixos adaptados, custaram R$ 98,7 mil. Os recursos foram garantidos por emenda individual incluída no orçamento da União pelo líder da bancada do PSD na Câmara, Deputado Marcos Montes (MG).

“São duas equipes completas”, lembra o parlamentar, se referindo ao fato de cada equipe ser composta por cinco atletas em quadra. Ele ressalta ainda, que fez questão de solicitar que as cadeiras seguissem as regras da International Wheelchair Basketball Federation (IWBF).

A emenda total na área de esportes é de R$ 1 milhão, dinheiro já liberado pelo Ministério dos Esportes e aplicado em uma série de programas e projetos nas bases políticas de Marcos Montes.

Em Uberaba, os recursos são distribuídos através da Fundação Municipal de Esportes (Funel). Parte do dinheiro já foi investida na instalação da primeira academia de musculação profissional gratuita da cidade, composta por 50 equipamentos.

Basquete 

Praticado inicialmente por ex-soldados norte-americanos com sequelas de ferimentos durante a 2ª Guerra Mundial, o basquete em cadeira de rodas fez parte de todas as edições já realizadas dos jogos paralímpicos.

Sobre as cadeiras de rodas da Adefu, o Deputado explica que “o equipamento deve ser adequado a certos padrões para garantir segurança e competitividade”.

A cadeira pode ter três ou quatro rodas, sendo duas grandes na parte traseira e uma ou duas na parte frontal. Os pneus traseiros devem ter o diâmetro máximo de 66 cm e deve haver um suporte para as mãos em cada roda traseira. A altura máxima do assento não pode exceder 53cm do chão e o apoio para os pés não pode  ter mais que 11cm a partir do chão, quando as rodas dianteiras estiverem direcionadas para frente. A parte de baixo dos apoios devem ser apropriados para evitar danos à superfície da quadra.

No Brasil a responsável pelo esporte é a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, mas as regras são ditadas pela IWBF.

Emendas

O líder do PSD na Câmara, que também é médico, tem priorizado a Saúde na destinação de suas emendas individuais e entende que esportes também fazem parte da qualidade de vida das pessoas.

Em Uberaba, as emendas do Parlamentar beneficiam os hospitais da Criança; Hélio Angotti; de Clínicas/Universidade Federal do Triângulo Mineiuro/UFTM; Beneficência Portuguesa; Universitário/Universidade de Uberaba/Uniube, além da Secretaria Municipal de Saúde. Ele também tem destinado recursos para a segurança pública, educação, agricultura familiar.

Marcos Montes iniciou sua trajetória política como titular da Secretaria de Esportes de Uberaba, e quando prefeito da cidade foi incentivador (e ainda é) da Adefu.

Adefu

Carro-chefe da Adefu, o programa de esporte adaptado funciona em tempo integral e é destinado a todos os associados – desde os atletas de alto rendimento até os que buscam as atividades visando à qualidade de vida.

Organização Não-Governamental (ONG), a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba atende atualmente a cerca de 200 pessoas com deficiência por dia – entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Mantida pela Adefu, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, a Escola de Atendimento Especializado Superação desenvolve programas em educação infantil, educação de jovens e adultos e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Através da parceria, a prefeitura cede os professores e a alimentação.

Fonte: Assessoria do Deputado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *