Edilázio Júnior apresenta projeto para verificar eficácia de vacinas contra Covid-19

Você sabia que existe um teste que qualifica a resposta imune de um indivíduo a substâncias específicas? Ele serve para mostrar, por exemplo, se para determinada pessoa uma vacina será um mecanismo eficaz de proteção. Esse exame é chamado de Teste de Anticorpos Neutralizantes e aqui no Brasil já é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O deputado Edilázio Júnior (PSD-MA) é autor de um projeto que prevê a disponibilização desse teste para usuários do Sistema Único de Saúde (PL 2049/21) e de planos de saúde. Seu objetivo é conhecer a eficiência da vacina contra Covid-19.

Deputado Edilázio Junior (MA). Foto: Cláudio Araújo

“O texto que apresentei apenas explicita os meios para que sejam garantidos os benefícios que um imunizante pode promover à saúde dos indivíduos, além de permitir a redução de possíveis danos decorrentes de uma proteção insuficiente contra o coronavírus”, explicou o parlamentar.

Imunização
Edilázio enfatiza que é muito importante esse acompanhamento da eficiência das vacinas que são aplicadas na população, mesmo após os estudos clínicos de Fase 3. Ele explica que esse é o ramo da farmacovigilância e que os estudos possibilitam maior conhecimento sobre a segurança e eficácia do produto.

Em entrevista, o parlamentar mencionou a ocorrência de diversos casos divulgados na mídia em que a pessoa que recebeu a vacina contra a Covid-19 não desenvolveu anticorpos neutralizantes, mesmo após a administração de duas doses de vacina.

“Há indícios que alguns imunizantes não estão conferindo resposta imunogênica adequada, principalmente em idosos”, disse.

Indicação
Edilázio Júnior também protocolou na Câmara uma indicação (INC 681/21) na qual sugere ao Ministério da Saúde incluir no rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o teste de anticorpos neutralizantes de Covid-19.

Na indicação, também propõe que seja avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) a possibilidade de disponibilização desse exame aos usuários do SUS.

Primeira vacina
Os primeiros casos da Covid-19 foram identificados em dezembro de 2019, em Wuhan, cidade da província de Hubei, na China. Após um ano, a primeira vacina contra o Sars-Cov-2 foi aplicada no Reino Unido.

No Brasil, a primeira vacina foi aplicada no dia 17 de janeiro de 2021. Há três diferentes vacinas contra a Covid-19 sendo aplicadas na população brasileira: a Comirnaty (Pfizer/BioNTech), a Coronavac (Butantan/Sinovac) e a Covishield (AstraZeneca/Oxford).

Manu Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *