
Deputado Dr. Ismael Alexandrino (PSD-GO) e ministro Alexandre Padilha. Foto: divulgação.
O deputado federal Dr. Ismael Alexandrino (PSD-GO) defendeu o fortalecimento da produção local de vacinas e medicamentos durante a 56ª Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul e Estados Associados, realizada no dia 13 de junho, em Buenos Aires, na Argentina.
“A pandemia nos mostrou que não podemos depender de outros países quando se trata de salvar vidas. Produzir mais vacinas e medicamentos aqui é garantir agilidade, autonomia e proteção para a nossa população”, afirmou o parlamentar.
Vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, Dr. Ismael integrou a comitiva brasileira ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, fortalecer a indústria farmacêutica nos países do bloco é essencial para reduzir a dependência de mercados externos e garantir mais segurança sanitária à população.
“Representar o Congresso Nacional nesse espaço internacional é reafirmar o nosso compromisso com políticas de saúde integradas, modernas e eficientes. Seguimos firmes na defesa de um sistema de saúde mais forte e preparado para os desafios do presente e do futuro”, destacou.
Acordos multilaterais
Durante o encontro, os ministros da Saúde discutiram estratégias conjuntas para ampliar a cobertura vacinal, combater a desinformação em saúde e fortalecer a produção científica na região. Ao final da reunião, foram assinados uma declaração e quatro acordos multilaterais com os seguintes compromissos:
-
Reconhecimento da sífilis, incluindo a forma congênita, como prioridade regional;
-
Definição de diretrizes para prevenção da obesidade e do uso excessivo de telas;
-
Promoção da transformação digital como estratégia para ampliar o acesso e a eficiência dos sistemas de saúde;
-
Reafirmação do compromisso com a sustentabilidade financeira dos sistemas sanitários, por meio de mecanismos técnicos e colaborativos para resolução de controvérsias.
Com informações da assessoria do deputado Dr. Ismael Alexandrino