CPI da Máfia do Futebol aprova requerimentos de Goulart

Deputado Goulart (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Goulart (SP) – Foto: Cláudio Araújo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Máfia do Futebol aprovou nesta quarta-feira (13), requerimentos do deputado Goulart (SP) que solicitam documentos com conteúdos relacionados à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Em um dos requerimentos aprovados (Req 6/2016), o parlamentar pede que a CPI solicite a autoridades estrangeiras, por meio do Ministério da Justiça, cópia dos documentos de investigações realizadas na Suíça e nos Estados Unidos, que dizem respeito a casos de corrupção que culminaram com a prisão de dois membros da Fifa.

Goulart também solicitou cópia dos contratos de trabalho e consultoria celebrados entre a CBF e o executivo Sebastien Valcke, filho do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Ele atuou como consultor de marketing durante a Copa do Mundo de 2014. Conforme justificativa do parlamentar, a análise dos documentos pode evidenciar a ocorrência de troca de favores.

Por fim, o deputado requereu que a comissão obtenha junto à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) cópia dos contratos de direito de transmissão da Copa América e Libertadores dos últimos 25 anos.

“Tendo em vista que o direito de transmissão pode ser o principal mecanismo que financie a máfia do futebol, solicitamos à entidade a documentação para que este colegiado possa avaliar se há ou não indício de corrupção”, justificou Goulart.

Demétrius Crispim

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *