Dnit pode ceder vagões e locomotivas para a Ferroeste‏

A Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste) poderá receber cerca de 400 vagões e três locomotivas do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). A informação é do presidente da companhia, João Vicente Bresolin Araújo, que esteve em reunião com o Secretário de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes, Daniel Sigelmann, nessa terça-feira (10), junto com o deputado Eduardo Sciarra (PR) e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Pepe Richa. 

Segundo Sciarra, o material faz parte do acervo da antiga Ferrovia Federal e está sob a guarda do Dnit, que pode cedê-lo temporariamente ou permanentemente para outras concessionárias da rede ferroviária fazerem uso. “Esses vagões e locomotivas podem acabar sucateados, portanto é de interesse público encontrar uma maneira de cessão. Assim, ao invés de ficarem parados, vão ajudar a aumentar a capacidade de uma ferrovia tão importante como a Ferroeste”, afirmou.

O secretário Pepe Richa, afirmou que o governo do estado apoia a demanda e fará o possível para ajudar na conquista do pleito.

Hoje, a companhia opera com nove locomotivas e sessenta vagões. “Nós temos uma capacidade de transporte de 500 containers por mês, porém, para atender as necessidades de escoamento de produção do Paraná, precisamos aumentar para dois mil. Estamos com a maior parte da demanda reprimida”, explicou João Vicente.

Verônica Gomes

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *