Deputados se posicionam em favor de prefeitos

Deputado Onofre Santo Agostini (SC) - Foto: Heleno Rezende

Em defesa de seus municípios, prefeitos das mais diversas localidades do país chegaram a Brasília nesta terça-feira (9) para reivindicar suas pautas. O deputado Onofre Santo Agostini (SC), vice-líder do PSD, mostrou-se indignado ao considerar que, mais uma vez, os prefeitos não estão sendo ouvidos. “Não sei quantas marchas eles vão ter que fazer para conseguir os benefícios que efetivamente merecem. Fui prefeito, mas na época em que se podia mandar. Hoje, eles vêm aqui com o pires na mão pedir, por favor, que o Governo Federal arrume uma migalhinha para poder fazer frente às suas necessidades”.

Segundo o deputado Silas Câmara (AM), os problemas expostos pelos prefeitos vêm sendo obstáculos para o desenvolvimento de seus municípios e cobrou do Executivo mais comprometimento com a saúde. “Espero que o Ministério da Saúde reveja os repasses às prefeituras de forma a manter as equipes de saúde da família e os hospitais que estão municipalizados. Os municípios brasileiros estão falidos, clamando por misericórdia e atenção do governo”.

De acordo com o deputado Átila Lins (AM), a redução de 33% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no Amazonas prejudicou ainda mais o trabalho das prefeituras. “A situação é grave. A presidente poderia anunciar que o Governo vai suprir todo esse abatimento, essa redução que houve, em função das desonerações do IPI e do Imposto de Renda”.

A 16ª edição da Marcha dos Prefeitos que traz o tema: Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios vai até quinta-feira (11) e espera receber 4 mil pessoas.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *