Deputados do PSD querem celeridade nos trabalhos da CPI do Carf

Os deputados do PSD, vice-líder Joaquim Passarinho (PA) e Delegado Éder Mauro (PA) avaliam que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) precisa avançar com celeridade. Ambos os parlamentares estiveram presentes à sessão da CPI desta terça-feira (29) que ouviu em audiência pública o delegado da Polícia Federal, Marlon dos Santos.

O delegado é responsável pela Operação Zelotes, que investiga um esquema de manipulação de decisões do Carf a partir do recebimento de propinas, com o objetivo de reduzir a cobrança de impostos e multas a empresas.

Deputado Joaquim Passarinho (PA) - Fotos: Cláudio Araújo

Deputado Joaquim Passarinho (PA) – Fotos: Cláudio Araújo

Em sua exposição, Marlon dos Santos ressaltou que o modelo operacional do Carf é um “convite à corrupção”. Segundo o delegado, a estrutura do órgão é ineficiente, burocrática e pouco transparente e estava submissa a interesses políticos e conflitos.

Para Joaquim Passarinho, a comissão precisa adotar as medidas necessárias para ter acesso aos dados de inquéritos sigilosos e informações já levantadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público para ganhar tempo e poder trabalhar com mais eficiência.

“O trabalho até aqui está morno por conta de informações que não chegam. Se começarmos a levantar dados só agora, não iremos a lugar algum e será mais uma CPI morta”, observou o parlamentar.

Deputado Delegado Éder Mauro (PA)

Deputado Delegado Éder Mauro (PA)

Éder Mauro, por sua vez, destacou que a PF tem trabalhado a contento, mas que a CPI precisa avançar para ter maior efetividade. “A CPI está, num primeiro momento, ouvindo as pessoas que participaram das investigações. Creio que ela alcançará um objetivo maior a partir do momento em que ouvirmos os implicados nos processos. Com isso, estaremos de fato dando nossa contribuição para que esse dinheiro possa ser devolvido aos cofres públicos”.

Demétrius Crispim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *