Integrante da Comissão Especial da Reformulação do Ensino Médio, o deputado Junji Abe (PSD-SP) participou de audiência pública com a representante do Movimento Todos pela Educação, Wanda Engel.
Criada em maio deste ano, a comissão especial pretende apresentar uma proposta de alteração na legislação atual sobre o ensino médio, com uma reformulação do currículo.
Durante o debate, Junji demonstrou preocupação com diversos pontos. Um deles é a evasão escolar. Segundo o deputado, no Pará, por exemplo, 70% dos jovens não completam o ensino médio.
Junji falou ainda sobre a demora na qualificação de professores. “Não pode existir investimento na educação sem qualificação de professores. Lamentamos o atraso dessas providências, porque este é um país muito bom, que absorve qualquer transformação neste sentido”, afirmou.
Outro ponto destacado é que, por causa da “precocidade” das crianças, o Brasil precisa se atualizar, qualificando já as creches do país.
Já Wanda Engel foi enfática ao falar que “o ensino médio brasileiro é carente de qualidade”. No seu entendimento, “a qualidade no ensino médio é aquele capaz de absorver os valores de todos os jovens que dele necessitam para entrar com o pé direito na idade adulta”.
Da Redação