Danrlei, Thadeu e Guilherme Campos estudam solução para crise financeira no futebol

Deputado Danrlei de Deus (RS) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Danrlei de Deus (RS) foi eleito, hoje (27), terceiro vice-presidente da comissão especial que analisa o Projeto de Lei 6.759/13, que cria o programa de fortalecimento dos esportes olímpicos (Proforte) e altera a Lei 9.615/98, que institui normas gerais sobre desporto, entre outros. Os deputados Guilherme Campos (SP), ex-líder do PSD, e Geraldo Thadeu (MG) também são membros do colegiado.

Os parlamentares foram unânimes ao afirmar a necessidade de apontar uma solução para a crise financeira pela qual passam os clubes de futebol no país. Segundo Danrlei, com a realização de megaeventos, como a copa do mundo e as olimpíadas, a discussão se torna ainda mais urgente. “Se não debatermos agora o futuro do desporto no país, onde o futebol é o principal expoente, não conseguiremos ter no futuro clubes fortes como são os europeus”, justificou.

Thadeu afirmou que a situação econômica dos clubes, independente da divisão em que atuam, está comprometida, principalmente devido aos altos preços pagos em contratos. “Na expectativa de vencer um campeonato, o clube contrata um profissional caro. Acontece que, em alguns casos, não consegue seu intento e no ano seguinte cai de divisão. O atleta que antes seria uma salvação vira um grande problema, pois, além de o time ser rebaixado também tem que arcar com o contrato ao longo do tempo”, explicou.

Desde o início de novembro, jogadores profissionais protestam, um minuto sentados no campo, antes de iniciar as partidas oficiais. A reivindicação é pela redução do número de jogos durante a temporada. “Também faz parte dos trabalhos dessa comissão debater a questão do calendário nacional. Que esse movimento, que tem o nome de Bom Senso Futebol Clube, possa participar sugerindo soluções, não só para o número de partidas, mas também para as questões financeiras dos clubes”, destacou Campos.

Está prevista para a próxima semana audiência pública com representantes de clubes das séries A, B e C.

Jaque Bassetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *